Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

12 de jan. de 2012

Desativando O “Burrinho Emocional”

Aprenda a contar até cem antes de responder aos estímulos e às provocações dos outros. Respostas precipitadas e ríspidas sempre destroem em vez de edificar relacionamentos.

A Palavra de Deus ressalta: como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo (Prov. 25:11). Lembre-se: A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira ( Prov. 15:1), ou seja, ativa o “burrinho emocional!”. Cuidado!!

Todos nós temos um “burrinho emocional” que precisa ser mantido desativado. Não faça tempestade por causa de pequenas questões e manias. Não sucumba à lei do capricho pessoal, seja paciente e flexível!

Paulo, em Efésios 4:31-32, recomendou: Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada do meio de vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Não é difícil manter o “burrinho emocional” desativado. Faça esse exercício a partir de hoje: nunca responda com base no que você está sentindo, mas sim em princípios bíblicos. Se você responder com base no que está sentindo no momento, fará bobagem, dirá besteiras, ofenderá o outro, destruirá a confiança dele em você, e perderá muito.

Não seja apenas inteligente, seja sábio. A sabedoria é a aplicação do conhecimento ao fato. Os sábios têm as rédeas das suas emoções nas mãos, por isso pensam antes de responder, e respondem com sabedoria. Ao ouvir algo que o incomoda, responda com mansidão e sabedoria, tendo como base de seus argumentos princípios edificantes, e não sentimentos passageiros.

A Bíblia adverte: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso; quem o conhecerá? (Jr 17:9). Na maioria dos casos, as emoções são péssimas influenciadoras de ideias. Então, se você se deixar guiar pelos seus sentimentos, poderá cometer erros irreparáveis, machucando o outro, fechando canais de comunicação, lançando raízes de amargura e mágoas, que, com certeza, darão trabalho para serem removidas.

Em muitas ocasiões, há falta de harmonia e de união dentro de nossos lares e no ambiente de trabalho devido a conflitos e inquietações, que poderiam ter sido resolvidos com a cooperação uns dos outros. Basta que nos lembremos do recurso infalível de usar da compreensão para que toda a situação se transforme.

Não é preciso grandes virtudes para conseguir êxito nessa empreitada. Basta agir com sabedoria e bom senso. Às vezes, é necessário apenas um pouco de silêncio para evitar ruído desagradável de uma discussão infeliz. E, se você é daqueles que pensam que os pequenos gestos nada significam, lembre-se de que as grandes montanhas são construídas de pequenos grãos de areia.

Esse também é o princípio que Jesus quis ensinar quando contou a parábola do grão de mostarda: O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem, pegando dele, semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos (Mt 13:31-32).

Coisas pequenas podem desencadear processos de mudança com implicações eternas.

Pense nisso!

“Acima de qualquer outra coisa, guarda o teu coração, pois dele depende toda a tua vida.” Provérbios 4:23

Fonte:idealdicas


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates