
Trabalhar como vendedor não é uma atividade tranquila. Estes profissionais têm de cumprir metas, conhecer os produtos e serviços, atender e principalmente conquistar os clientes. Mas por que alguns vendedores são bem-sucedidos e outros não são?
O presidente do CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas) e autor do livro “Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas” (Ed. Ferreira Negócios), Diego Maia, explica que o que diferencia estes profissionais é a maneira como lidam com os desafios da carreira.
“É possível diferenciá-los pela forma como estas pessoas encaram seu serviço. Um vendedor de sucesso faz além das suas possibilidades. Ele também tem comprometimento com a sua carreira”, explica o especialista.
Maia sugere 10 atitudes que podem diferenciar um vendedor medíocre de um profissional de sucesso. “Estas dicas não servem somente para área de vendas, mas para as outras profissões”.
“É possível diferenciá-los pela forma como estas pessoas encaram seu serviço. Um vendedor de sucesso faz além das suas possibilidades. Ele também tem comprometimento com a sua carreira”, explica o especialista.
Maia sugere 10 atitudes que podem diferenciar um vendedor medíocre de um profissional de sucesso. “Estas dicas não servem somente para área de vendas, mas para as outras profissões”.
- Preparação – Fazer graduação, pós-graduação, cursos livres de vendas, marketing, negócios e cursos livres, além de se informar em livros e revistas sobre o assunto, é fundamental.
- Seja um portador de boas notícias – Ninguém faz negócios com pessoas desmotivadas. Por isso, deixe os problemas de lado e não os leve para o cliente
- Ética – Faça com os outros apenas o que você gostaria que fizessem com você. Ajude o cliente a crescer
- Planejamento de carreira – Tenha em mente aonde deseja chegar. Por isso, estabeleça metas palpáveis. Escrever seus planos ajuda, assim não ficam somente no plano das ideias.
- Planejamento financeiro – Organização financeira é fundamental, já que muitos profissionais dependem da comissão de vendas. Pense no futuro. Faça seguro especializado para área e um plano de previdência privada.
- Comprometimento com a empresa – Tenha comprometimento com a empresa, com o produto e com os clientes. “É mais do que vestir a camisa”, diz Diego Maia, presidente do CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas) e autor do livro “Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas” (Ed. Ferreira Negócios)
- Aprender com os erros – Ao errar, peça o feedback, desde o chefe até o cliente. As informações vão ajudar para que problemas se repitam em negociações futuras.
- Inovação – Inovação não deve ser no sentido técnico ou científico. O vendedor deve colocar em prática todos os dias alguma ideia nova, como enviar artigos ou reportagens aos clientes que possam interessar.
- Networking – Deve ser feito tanto com profissionais da mesma área como com os de setores diferentes. Além de manter contatos com os clientes. “É se fazer presente. É estar permanentemente em contato com as pessoas”, afirma Maia.
- Benefícios – É importante enfatizar o que o produto pode proporcionar ao cliente.
Fonte: Correio do Estado
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