Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

16 de mai. de 2011

Dicas para controlar os custos na empresa


Ter a própria micro ou pequena empresa significa a independência financeira para muitos empreendedores, que conseguiram tornar esse sonho em realidade. Porém, o empresário precisa vencer uma série de entraves como forma de manter a prosperidade do empreendimento.

Um desses principais percalços é o alto custo das operações.
Por esse motivo, muitos donos de empresas buscam a redução de custos para não fechar as finanças no prejuízo.

O primeiro e maior item de custo é, quase sempre, pessoal: o empreendedor sabe que cada contratação deve ser medida e pensada muitas vezes.
Mas existe onde cortar, para além de reduções de equipe.
Para facilitar, o Terra traz sete dicas que, bem aplicadas, podem ajudar a diminuir algumas despesas do seu empreendimento.
  1. Encerre atividades que dão prejuízoEm primeiro lugar, identifique todos os diferentes negócios ou produtos feitos pela sua empresa. Com base nisso, procure encerrar ou parar de fabricar as mercadorias que não dão lucro. Priorize as atividades geradoras de bons rendimentos para o empreendimento.
  2. Faça um controle do orçamento
    Faça um monitoramento bem detalhado e rígido dos orçamentos de cada departamento. É uma maneira de detectar se os gastos estão ou não acima do normal. Se as despesas forem muito altas, estude a melhor maneira de reduzi-las.
  3. Fique de olho em possíveis desvios
    Fique atento a possíveis fontes de desvio interno de verbas. Isso pode ser feito com base no controle rígido de orçamentos. Caso haja irregularidades nos gastos, aja rápido, tome a decisão necessária e, se preciso, fale com seus clientes e fornecedores.
  4. Desove produtos
    Nesse levantamento para redução dos custos, considere se desfazer de estoques de produtos com baixa saída no mercado ou considerados obsoletos. Mantê-los significa gerar mais custos no estoque. Avalie se não vale mais a pena diminuir sua margem de lucro para vender mais, e mais rápido, ao invés de ficar com o encalhe.
  5. Reduza as compras
    Analise as negociações com fornecedores. Caso não tenha bons descontos por compra em grande quantidade, o melhor é fazer pedidos menores.
  6. Reavalie os indispensáveis
    Veja o que realmente precisa para o melhor andamento do negócio. Por exemplo, procure eliminar as assinaturas excessivas de revistas, de jornais -mantenha isso somente publicações essenciais para sua empresa. Cancele tudo que for acessório: café, condução, TV por assinatura…
  7. Atente a detalhes que parecem menores
    Nos detalhes muito é o que se perde. Por exemplo, na hora de fazer xerox de documentos, procure imprimir na frente e no verso do papel. Nesse caso, os custos específicos com o papel cairão pela metade. Além disso, a empresa agirá de forma ecologicamente correta. Ainda, ensine sua equipe a imprimir apenas o necessário. Reutilize envelopes e não jogue fora nem mesmo clipes. Tudo soma. Andrés Bruzzone Comunicação
Certamente que existem outras dicas para uma redução de custos nas empresas, devido serem complexas , e também varia de empresa para empresa. Achei opotuno essas dicas do Terra e resolvi repassar para os amigos leitores.
Fonte: Administradores

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates