Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

13 de mai. de 2011

Dicas de como se livrar da depressão pós-férias


Mal-estar atinge 23% dos brasileiros no retorno ao trabalho depois do período de descanso

Novo Hamburgo – Para muitas pessoas, janeiro e fevereiro são sinônimo de sombra e água fresca. Segundo a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, as férias são fundamentais para a saúde e o bom desempenho do funcionário. O estresse e pressão do cotidiano vão se acumulando e causam desgaste físico e mental, que pode evoluir para um problema grave de saúde. Já para um grande número de trabalhadores, o grande problema, que afeta a saúde psicológica, pode surgir na volta à rotina de trabalho.
De acordo com estudo realizado pela International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) 23% dos brasileiros sofrem de depressão pós-férias. Esses índices são consequência da pressão cada vez maior no ambiente de trabalho, aumento da competitividade e insatisfação de alguns pela profissão ou empresa que trabalham.
Para Soraya Hissa, todas as pessoas ao voltarem das férias demoram um tempo para entrar no ritmo novamente. “Na primeira semana é normal que os profissionais sintam um pouco de desânimo, ansiedade, sono, falta de motivação, desconcentração e até certa irritabilidade”, afirma a médica.
Se esses sintomas persistem por mais de duas semanas, a pessoa pode estar com síndrome pós-férias ou depressão pós-férias, que consiste na mudança do estado de humor do indivíduo. Essa mudança afeta o físico, a mente e o comportamento, podendo causar sérios problemas de relacionamento no ambiente de trabalho.
Para não sofrer no retorno
Para fugir da depressão com o fim das férias e a volta ao trabalho a psicanalista Soraya aconselha que, quem não estiver se sentindo bem no ambiente profissional, que analise antes do período de férias seu grau de satisfaço com a profissão, a empresa que trabalha e o que incomoda neste ambiente. “A partir dessa avaliação o trabalhador deve tentar encontrar a melhor forma de solucionar o problema. Dinheiro é fundamental, mas nossa felicidade deve ser primordial. Quando fazemos o que gostamos vamos realizar com mais afinco e melhor, e o dinheiro e o reconhecimento são consequência de um ótimo trabalho”, acredita.
Saiba como evitar o medo da rotina

  • Organize-se para sair de férias, minimizando a pressão do retorno. Isso significa delegar atividades relacionadas a projetos urgentes, respostas a e-mail e assuntos urgentes. Outra boa dica é deixar avisado que o celular estará desligado durante esse período.
  • As férias são para descanso do corpo e da mente. Portanto, evite telefonar para o trabalho ou ficar acessando e-mail profissional. O uso do computador deverá ser para lazer e não para trabalho.
  • Aproveite a oportunidade do recesso para aprimorar ou introduzir hábitos saudáveis que ajudem a suportar melhor as pressões do dia-a-dia. Passear, dormir, praticar esportes, colocar a vida social em dia são ótimas opções e ainda ajudam a relaxar.
  • A alimentação deve ter atenção especial, com a adoção de rotina alimentar que preveja horários apropriados e alimentos nutritivos. Nos dias de retorno, evitar cafeína e álcool. Este último está associado à depressão.
  • Não ignore o fato de que o retorno das férias pressupõe a existência de tarefas acumuladas. Por isso, adote uma estratégia para dosar o ritmo das atividades nos primeiros dias.
  • Tente manter o ritmo do sono nos primeiros dias, procurando ir para a cama mais cedo, propiciando um sono reparador. Use todas as estratégias para beneficiar-se disso: escureça o quarto, isole-os dos sons externos, durma com roupas confortáveis.
Reportagem publicada originalmente no caderno Viver com Saúde, veiculado às segundas-feiras nos jornais do Grupo Sinos.
Fonte: Diário de Canoas – www.diariodecanoas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates